quinta-feira, 7 de novembro de 2013

21/10/2013 16:29 Moradores de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), estão revoltados com as mortes de uma gestante e do filho dela.O CASO DAS MORTES DA MÃE E O BEBE A POLICIA INVESTIGA SE HOUVE NEGLIGÊNCIA NO ATENDIMENTO DO HOSPITAL PETRONILA CAMPOS

Grávida e bebê morrem sem atendimento em São Lourenço da Mata

Grávida e bebê morrem sem atendimento em São Lourenço da MataMoradores de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), estão revoltados com as mortes de uma gestante e do filho dela. De acordo com a família das vítimas, Carina de Lima e Silva, de 22 anos, foi levada ao Hospital e Maternidade Petronila Campos por quatro dias seguidos, queixando-se de dores.Em todas as ocasiões, a paciente foi orientada a voltar para casa, onde acabou morrendo, junto com seu bebê.
Na sexta-feira, a gestante foi levada para a Maternidade de Camaragibe, onde um dos médicos disse que o caso se tratava de um parto de alto risco. Transferida para o Hospital Barão de Lucena, no Recife, a jovem foi submetida a uma cirurgia para a retirada do feto, que já estava morto. Durante o procedimento, a paciente também faleceu. O hospital não emitiu os atestados de óbito e encaminhou os corpos para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), para investigar o caso.
Neste sábado, após o sepultamento da jovem e do bebê, a comunidade fez um protesto. Exibindo fotos da  jovem grávida, as pessoas foram até a unidade de saúde para exigir explicações. A diretora do hospital Tereza Bezerra disse que, apesar das dores no baixo ventre, a paciente tinha 35 semanas de gestação e o colo do útero fechado.

Inconformados, os manifestantes invadiram o prédio e quebraram os vidros das portas.  O ato só foi controlado após a chegada da polícia.

O Hospital Barão de Lucena divulgou uma nota sobre o caso. Confira o documento na íntegra:
A direção do Hospital Barão de Lucena esclarece que a paciente Carina de Lima e Silva, de 22 anos, deu entrada na unidade apresentando 35 semanas de gestação e bastante falta de ar. Devido a piora do quadro, a paciente foi submetida a cuidados de UTI para estabilização e, logo em seguida, foi encaminhada para realizar uma cesárea. No parto, foi constatado que o feto nasceu morto, devido falta de oxigenação.

Ainda durante o procedimento, Carina sofreu a primeira parada cardiorespiratória. Ela foi reanimada e encaminhada para a UTI, onde sofreu uma segunda parada e não respondeu às manobras de reanimação. O corpo da gestante foi encaminhado ao Serviço de Verificação do Óbito, que vai investigar a causa da morte.

Fonte TV Clube.
PHCN COMENTA: SEGUNDO O DEPOIMENTO DO ESPOSO DA GESTANTE FALECIDA DE NOME JOÃO LUIZ VINICIUS DA SILVA DE QUE A GESTANTE DEU ENTRADA POR DUAS VEZES TOMOU INJEÇÃO E ENCAMINHADA PARA A SUA CASA, DEPOIS TEVE NOVAMENTE FORTES DORES E FOI LEVADA PARA UM OUTRO HOSPITAL E VEIO A ÓBITO O BEBE EM SEGUIDA TEVE PROBLEMAS DE FALTAR DE AR.

1º NA INVESTIGAÇÃO DEVE APURAR PORQUE O HOSPITAL RECEBEU A PACIENTE POR DUAS VEZES E NÃO TRANSFERIU PARA UM OUTRO HOSPITAL?

2º QUE TIPO DE INJEÇÃO?

3º SE NO ATENDIMENTO FOI DIAGNOSTICADO OU NÃO ESSA FALTA DE AR?

4º SE FOI FEITO UMA TRIAGEM DETALHADA PARA SABER SE A PACIENTE ESTAVA OU NÃO COM 35 MESES DE GESTAÇÃO?
Com a palavra a policia?

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário